Estamos assim perante várias complexidades, nomeadamente, a de líderes ou liderados serem pessoas que estabelecem entre si uma relação ao serviço de objetivos comuns que, naturalmente, implica a necessidade de congregar todos os objetivos individuais em presença, (os do líder e os dos liderados).
Para o conseguirmos, necessitamos descobrir e treinar de um ponto de vista comportamental respetivamente,
- O que somos enquanto pessoas
- O que significa relacionarmo-nos uns com uns com os outros
- O que nos exige estar ao serviço de objetivos comuns.
- O que somos enquanto pessoas
Todos, (líderes e liderados)Temos necessidade de nos afirmar individualmente. Estamos “marcados” pelo conjunto de experiências vividas (como se “carregássemos” uma mochila virtual). Adquirimos hábitos determinados e observamos e analisamos o que nos rodeia de modo conforme com as perspetivas previamente adquiridas. Provocamos sempre em quem nos rodeia, mesmo sem falar, uma “primeira impressão”. Estamos “sempre a comunicar” através da expressão da nossa cara, dos nossos gestos, do nosso corpo como um todo. Gostamos de “pertencer”, de “fazer parte”, somos seres extremamente sociais. - O que significa relacionarmo-nos uns com uns com os outros
Como comunicamos?Comunicar, obriga-nos a estar preocupados com aqueles a quem nos dirigimos comunicamos, “Partir deles” e não de nós, comunicar com os outros da forma que gostamos que comuniquem connosco. Precisamos assim de “prender-lhes a atenção”, surpreendê-los, mobilizar-lhes o interesse e a motivação e empenho. Cuidar do facto de, ao comunicar, naturalmente, cada um de nós ter uma determinada perspetiva sobre aquilo que estamos a abordar. Daí a importância de ouvir e questionar, antes de emitir opinião. - O que exige estar ao serviço de objetivos comuns
Para existirem objetivos comuns torna-se decisivo que haja quem Lidere para,Dizer previamente que regras e hábitos se pretende sejam adquiridos. Acompanhar, Observar e Questionar os desempenhos dos membros da equipa. Dar feedback, positivo ou negativo, distinguir quem faz bem, ensinar e melhorar competências daqueles que ainda não executam como a equipa exige.Ser um Coach (treinador) da equipa, Cuidando, Observando, Agindo, Comunicando e ajudando a uma fundamental melhoria contínua.Também um exemplo de Foco na tarefa, Esforço ao serviço da equipa, Energia e paixão constantes, evidenciando as competências comportamentais e técnicas necessárias para que a sua autoridade seja reconhecida e não imposta.
Demonstrar a cada momento de vida coletiva que, sabe ultrapassar os conflitos iniciais sempre existentes em todas as equipas, tal como criar climas de trabalho onde se verifique grande confiança e compromisso com os objetivos comuns. Também apontar sempre objetivos ambiciosos, controlar periodicamente a execução individual e coletiva, dar feedback sempre que necessário e, principalmente, mobilizar de forma continuada a motivação daqueles que lidera.
Nunca esquecendo que todos somos capazes de realizar os maiores sacrifícios, desde que esses sejam os nossos sacrifícios. Ou seja, todos precisamos de sentir como nossos os objetivos comuns da organização em que trabalhamos.
Conclusão
O que significa que mobilizar a motivação daqueles que lideramos “obriga” a, envolver, responsabilizar, apelar à sua participação, dar espaço para que se expressem e constante feedback acerca do que estão a fazer bem ou mal e como melhorarem de forma continuada.