Clima Emocional da Equipas

As equipas requerem que o seu líder influencie a criação de um clima emocional positivo. Primeiro, ajudando a criar maior sensibilidade para com as emoções individuais e sua respetiva aceitação e integração na dinâmica coletiva da equipa. Segundo, estabelecendo regras comportamentais que permitam capitalizar as emoções positivas entretanto emergentes.

Quando acontecem numa equipa determinadas reações individuais negativas, (stress, ansiedade, frustração, inveja, etc), são profundamente afetadas as inter-relações que se estabelecem entre os seus membros, assim como a respetiva coesão e desempenho. E ao acontecerem esse tipo de emoções negativas, propagam-se de forma viral (contágio emocional), justificando-se por isso deverem ser reguladas.
Uma dissonância emocional, (conflito entre determinadas emoções negativas e as desejadas emoções positivas), tem habitualmente como motivos, relações pessoais desagradáveis com colegas, concorrentes ou mesmo com o líder, tal como algo que tenha externamente influenciado a equipa. O que exige uma observação e um acompanhamento bastante cuidadoso por parte do líder, prevenindo-as quanto possível e alinhando-as seguidamente com uma expressão emocional conforme com a cultura organizacional desejada.
Evitar eventuais conflitos internos, pressupõe de um ponto de vista comportamental que os líderes procedam nas suas equipas, de forma continuada, à sua regulação emocional (individual e coletiva). Generalizando uma consciência individual das próprias emoções e tomando a nível coletivo medidas constantes de regulação do respetivo clima emocional.
Numa equipa, o líder e os membros da equipa têm de ser capazes de reagir de forma continuada emocionalmente convincente e positiva. Expressando emoções positivas, genuínas e autênticas, (honestidade, coerência, empatia, etc) e criando climas coletivos coesos e de expressão emocional favorável à luta pelos objetivos comuns a alcançar.
Uma constante regulação emocional coletiva através da utilização pelo líder das estratégias comportamentais mais adequadas. Observando, questionando, ouvindo, dando feedback, estabelecendo compromissos. E conseguindo através desse apoio constante que os membros da equipa e o coletivo se tornem cada vez mais resilientes, tal como consigam gerir melhor eventuais conflitos, criando um fundamental clima de confiança e coesão.

Uma equipa requer ser emocional e socialmente inteligente e que esta inteligência emocional coletiva seja treinada com o objetivo de:

  • Compreender as próprias emoções (o que sente e de que forma)
  • Saber usá-las (regulá-las, expressá-las com sabedoria)
  • Compreender e respeitar as emoções das outras equipas
  • Influenciar e interagir com as emoções das outras equipas


Conforme uma equipa consegue regular com eficácia toda esta complexidade relacional, naturalmente, será capaz de alcançar melhores resultados.
Compreender as emoções e aumentar a consciência emocional, melhora o desempenho de uma equipa.
Um dos aspetos chave para que as equipas sejam eficazes, é, naturalmente, o da sua capacidade individual e coletiva para se manterem focados nos objetivos a alcançar, na qualidade dos processos utilizados e num controlo de execução continuado. Mas também, serem emocional e socialmente inteligentes, revelando entre os seus membros, confiança e respeito mútuos, uma gestão de conflitos eficaz, grande compromisso emocional com os objetivos a alcançar.
E para o conseguir, irá adquirir ao longo de uma determinada experiência coletiva, identificação coletiva, motivação, comunicação eficaz, resiliência, atitudes positivas, consciência emocional.

Como melhorar a consciência social das equipas
Desenvolvendo entre os seus membros um vocabulário emocional que os identifique, incentivando a prática de uma constante empatia e formas de comunicação empática, aumentando uma cada vez maior confiança relacional, praticando um ouvir atento para que os outros falem e um falar com impacto, para que os outros ouçam.

Tolerância ao stress (resiliência)
A tolerância ao stress é a capacidade do líder e membros da equipa saberem proteger-se das situações negativas com que se confrontam diariamente. Para além daquilo que, individualmente, cada membro de uma equipa faz no sentido de gerir o seu próprio stress, numa equipa é fundamental observar e aprender como é que cada um dos seus membros responde, resiste e ultrapassa as emoções negativas que lhes provocam determinadas situações negativas.
O facto de, quase sempre, cada um de nós, responder automaticamente a situações stressantes (ameaçadoras), “obriga” as equipas a terem um conhecimento prévio do modo como cada um dos seus membros reage e, também a, coletivamente, encontrarem formas de suporte e apoio mútuo.
Daí a importância da existência de uma grande preocupação uns com os outros e de uma enorme confiança mútua.

Como resolver conflitos
A designada resolução de conflitos tem como objetivo ajudar os membros de uma equipa a ultrapassarem eventuais problemas, cooperando com base nos objetivos comuns a atingir. Ajuda nesses momentos a existência de Valores (princípios reguladores). Mas principalmente, que todos os membros da equipa assumam determinados comportamentos e atitudes, como sejam:

Ouvir para que os outros falem.
Falar para que os outros ouçam.
Inspirar confiança mútua (relações interpessoais baseadas na honestidade, coerência, competência e preocupação de uns com os outors).
Trabalhar para o coletivo (Objetivo comum).
Humor em doses adequadas.
Reconhecer e distinguir quem contribui para resolver conflitos.
Paciência (aguardar esclarecimentos, não precipitar respostas)
Oportunidade para libertar emoções através de atitudes positivas.

Como melhorar as atitudes positivas
As emoções são contagiantes, logo é muito importante ter atitudes positivas. O que significa no entanto ter uma atitude positiva?
Antes do mais, ser perseverante, nunca desistir, cultivar poder de persuasão e influência, otimismo, felicidade (prontidão positiva), ambição, não à complacência e a falsas solidariedades, estar disponível para aprender com os erros.
Também saber a cada momento onde, como e porquê estão a acontecer eventuais problemas ou dificuldades, conviver com o sucesso com naturalidade, enfrentar os desafios como oportunidades de melhoria, ser criativo e inovador, gostar muito do que faz.

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