A vida é um caminho…

Tudo começou com a experiência de jovem praticante e treinador... e o debate entre "Primeiro a técnica/depois a respetiva aplicação no jogo" … em contraste com "o aprender a jogar/jogando".

Durante esses anos, foram emergindo problemas como, porque razão tanta dificuldade na realização num jogo de basquetebol do passe de peito, do lançamento em gancho, do dribling por detrás das costas, por debaixo das pernas… Parecia que por melhor que fosse a execução técnica em abstrato, “falhava” algo na sua aplicação em situação de jogo.

Mais complexo ainda, qual era a relação entre os mortais para a piscina e os movimentos com bola no ar a caminho do cesto nos momentos de lazer nas instalações do Clube Nacional de Natação, na rua de S. Bento? Era por demais evidente que os que eram mais capazes de mergulhos acrobáticos para a piscina… eram igualmente os mais capazes de “acrobacias aéreas a caminho do cesto”… Porquê se não existe qualquer relação entre uma piscina e um campo de basquetebol?

Precisava estudar… para perceber… Então, “lá fui”… INEF… Anatomia, Fisiologia, Biologia, Psicologia, etc. Preparação técnica e tática, Preparação Física, Preparação Psicológica… enfim… o ser humano estudado através da “separação das partes”…

Seguiram-se as neurociências e a dominância do cérebro!

  • Primeiro alerta: Manuel Sergio…citação… “A ciência não chega para explicar uma lágrima humana. Assim se compreende que a vocação humana não seja só para racionalizar, mas para viver.”
  • Segundo alerta: Antonio Damásio… O erro de Descartes… também… A estranha ordem das coisas … citação… “Sentir não é, portanto, um processo passivo”. “As emoções e os sentimentos não são um luxo, são a maneira de comunicar nossos estados mentais às outras pessoas. Mas também são um roteiro para poder tomar decisões”.
  • Terceiro alerta: A Motricidade entendida como o ser humano em ação…Merleau-Ponty… citação… “Todo o universo da ciência é construído sobre o mundo vivido, e se queremos pensar a própria ciência com rigor, apreciar exatamente seu sentido e seu alcance, precisamos primeiramente despertar essa experiência do mundo.”
  • Quarto alerta: O comportamento e as suas “estranhas” condicionantes… O que hoje sim… amanhã não… Como compreender que… um jogador “aqui” era “muito mau” e “ali” era “muito bom”? Que uma equipa hoje, com este treinador… é “muito má”… e dois dias depois … com outro treinador…é “muito boa”?

 

Mas então as soluções “mágicas” deste treinador… aplicadas por outro treinador… “não funcionam”? Porquê? Como aceitar que o mesmo treinador, a mesma equipa… hoje “excelentes resultados”… passado um mês, apesar das mesmas soluções que antes funcionavam… tudo parece…”desfazer-se”?

Que Fenómeno do comportamento era este? E assim acabei por chegar ao Merleau-Ponty, através de “A Estrutura do Comportamento” e de “A Fenomenologia da Perceção”. Mas até esse momento foi acontecendo um percurso intelectual… Que teve como elementos de estudo e investigação, entre muitos outros, seis livros de autores diferentes:

  • Um corte Epistemológico da Educação Física à Motricidade Humana, de Manuel Sérgio;
  • O Livro da Consciência e A estranha ordem das Coisas, de António Damásio;
  • How the Body shapes the mind, de Shawn Gallagher;
  • Introdución a una Fenomenologia de la Vida, de Renaud Barbaras;
  • The embodied mind, Cognitive Science and Human Experience, de Varela, Thompson and Rosh.

 

Para além de quase cinco anos de vida em busca de uma compreensão filosófica do comportamento… 2017/2022…

Como alguém disse… a vida é um caminho…

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